Em 2009, Simon Sinek impactou o meio empreendedor com o lançamento de seu livro “Start with why” (Comece pelo porquê). Além de atingir o posto de best seller em diversos países, o americano ganhou notoriedade por conta de sua apresentação no TED Talks, que ainda hoje é o terceiro vídeo mais popular na história da plataforma: 48 milhões de views.

Mas o que proporcionou tamanho sucesso?

Em primeiro lugar, a simplicidade empregada por Simon é marcante, ao desenvolver suas ideias de maneira agradável e lógica. Além disso, tais postulados apresentam enorme utilidade não só para a realidade empresarial, mas também para os demais aspectos da vida cotidiana. A obra se desenvolve a partir do conceito de “Golden Circle” (Círculo Dourado), que institui uma ordenação fundamental para o sucesso:

  1. Por que você faz?
  2. Como você faz?
  3. O que você faz?

O que parece óbvio, na realidade acaba sendo quase que revolucionário, ao passo que a esmagadora maioria das empresas inverte a ordem e muitas vezes ignora a pergunta número 1. Isso explica, em parte, o fato alarmante destacado pelo autor: as empresas, em sua maioria, não sabem por que seus clientes as escolhem. Focam no “o que” fazem, ou seja, nas definições técnicas dos produtos, funcionalidades, aspectos numéricos, entre outros, esquecendo-se da necessidade de se conectar com o propósito original.

O principal case, como não poderia deixar de ser, é a Apple. Ao definir claramente seu “porquê” – desafiar o status quo – a empresa manteve uma consistência impressionante em suas ações desde que foi fundada por Jobs e Wozniack. Não é à toa que a marca desperta sentimentos profundos em seus adeptos, o que provoca constantes comparações com seitas e movimentos religiosos. Além da gigante tecnológica, muitos outros casos de liderança são citados, como a icônica Harley Davidson, os inovadores irmãos Wright e o histórico Martin Luther King.

Preceitos como esse, que regem as boas práticas gerenciais contemporâneas, são indispensáveis ao desenvolvimento da 2gether group, bem como das nossas marcas parceiras. Desde o começo, nossa holding se desenvolveu pautada em valores fundamentais e forte senso de propósito. Fortalecer o ambiente empresarial em que nos inserimos é o combustível para seguir evoluindo. Ao ajudar a profissionalizar a gestão de pequenos e médios negócios, contribuímos para a geração de valor em um sentido amplo, que acaba por beneficiar todos os envolvidos no processo.

Menu